sábado, 9 de julho de 2011

A mania do Tempo

Quando eu era criança, me diziam que era bom eu aproveitar, porque conforme eu crescesse as dificuldades aumentariam, o peso da liberdade também, a consciência viria junto, e ia ficar difícil. Pra uma criança, parece uma impossibilidade.
Pra ela, o difícil é aprender a jogar aquele joguinho que todos os amigos sabem jogar, é o primeiro dia de aula na escolinha nova, é dormir no escuro, é simplesmente aquela vontade de andar no brinquedo mais perigoso do parque de diversões e ter medo de altura. 
Ai a gente vai crescendo, vira adolescente. E surgem outras dificuldades, que fazem com que pensemos que a infância não era assim tão difícil afinal. Nós tínhamos as coisas "mais na mão".
Existe aquele primeiro(a) namorado(a), aquelas briguinhas com a melhor amiga, aquele "coração partido", aquele finalzinho de ensino fundamental e início do médio, começam as pressões pra escolher uma profissão, passar no vestibular. As responsabilidades. É o meio termo entre criança e adulto. E ai começam as cobranças dos pais sobre fazer as tarefas, e também as limitações por "ainda não ter idade". O adolescente basicamente tem seu momento de "rebelde sem causa". Parece o fim do mundo. Parece que tudo machuca. E que ninguém nunca nos entende.
Mas afinal, nossos pais também passaram por essa fase. Era diferente na epoca deles, vai ser diferente daqui a cinco anos, mas eles sentiram coisas semelhantes ao que sentimos hoje.
Digo pelos meus pais... Eles não tinham todas essas coisas que temos hoje, toda essa tecnologia. E eles afirmam: Eram mais felizes. Porém, o ponto não é se os pais sentiram também, mas sim que eles estão aqui e ali, e eles tem uma certa noção de como nos sentimos. A nossa epoca, é mais difícil, porque abrimos mais espaço pra o que traz dificuldade. A era da tecnologia, da depressão, a era "avançada" - em todos os sentidos. Nós, adolescentes, apressamos tudo, e esquecemos de viver de acordo com a idade que temos.
Quando crianças, desejamos crescer logo, para assim fazer o que nos parece as melhores coisas do mundo. Coisas de "gente grande". Sair com os amigos pra muitos lugares, ficar até tarde na rua, ter aquela e essa coisa. Ai quando adolescentes, queremos fazer o que os adultos fazem. Esquecemos de viver o nosso tempo. E assim o perdemos. A vida passa, a gente cresce, e as coisas só dificultam. Por que então, não aproveitar o agora - visando é claro o futuro também -, mas viver a adolescência, porque ela passa rápido, e depois não dá pro voltar no tempo.


"Uma das grandes desvantagens de termos pressa é o tempo que nos faz perder." (G. K. Chesterton) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário